Capoeira
Capoeira
Há registros da capoeira no Brasil que datam do final do século XVIII. A capoeira desde seus primeiros momentos foi reprimida. Dentro de um longo processo de racismo da sociedade brasileira, os capoeiristas mantiveram sua prática (...)
A capoeira é uma prática múltipla, com difícil definição, embora fácil de se reconhecer. Seus praticantes a entendem como um jogo, com aspectos marciais, e sua prática envolve músicas, movimentos por vezes acrobáticos, por vezes semelhantes a uma dança, uma ritualística mundialmente conhecida como roda de capoeira. Seu universo envolve os mestres, considerados guardiões da prática, alunos iniciados e iniciantes que se reúnem em treinos ou aulas e nas rodas, quando a capoeira é ensinada e jogada.
Há registros da capoeira no Brasil que datam do final do século XVIII. A capoeira desde seus primeiros momentos foi reprimida. Dentro de um longo processo de racismo da sociedade brasileira, os capoeiristas mantiveram sua prática e já no século XX negociaram sua permanência com termos externos à sua prática, como o folclore, esporte ou arte marcial e, atualmente, ocupa também um lugar como patrimônio cultural.
Na primeira metade do século XX, em Salvador, Bahia, ocorre um processo de sistematização do ensino e a organização da ritualística da roda de capoeira.
Na primeira metade do século XX, em Salvador, Bahia, ocorre um processo de sistematização do ensino e a organização da ritualística da roda de capoeira. Ao longo do século há o que podemos chamar de processo de institucionalização da capoeira, notadamente na organização em grupos, escolas ou associações. Este processo se deu em meio a uma grande expansão de sua prática com o trabalho de capoeiristas que constituem núcleos de ensino e prática em todos os estados brasileiros e em diversos países.
O reordenamento das políticas do então Ministério da Cultura em 2003 favorece a capoeira em seu reconhecimento como elemento da cultura brasileira. O registro como patrimônio cultural imaterial do Brasil, pelo IPHAN, aconteceu em 2008. São escolhidos dois elementos: a Roda de Capoeira, no Livro de Registro das Formas de Expressão, e O Ofício dos Mestres de Capoeira, no Livro de Registro dos Saberes. Já nas políticas de salvaguarda, em 2012 foi encaminhada candidatura à UNESCO do reconhecimento da Roda de Capoeira na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecimento este que ocorre em 2014.
Texto em destaque
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Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade - PPGPACS. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2020.
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Tese (Doutorado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016.
Sites de Referência
Nosso encontro
Mestre Paulão Kikongo
Mestre em Patrimônio, Cultura e Sociedade / UFRRJ
Desde cedo incentivado pelo meu mestre, José Machado dos Santos (Mestre Machado), me debrucei em leituras de livros relacionados à história da capoeira, começando ali, no inicio dos anos 80 a montar um pequeno acervo com diversos títulos disponíveis na época. Isso me despertou o interesse por aprofundar meus estudos, e após fazer minha graduação universitária e perceber que mestres e mestras de capoeira e a capoeira como um todo eram objetos de pesquisas, decidi aprofundar meus estudos, primeiro escrevendo artigos em congressos e seminários universitários, depois cursando especialização e posteriormente mestrado tendo como foco destas pesquisas a capoeira enquanto patrimônio cultural.
Desde cedo incentivado pelo meu mestre, José Machado dos Santos (Mestre Machado), me debrucei em leituras de livros relacionados à história da capoeira, começando ali, no inicio dos anos 80 a montar um pequeno acervo com diversos títulos disponíveis na época. Isso me despertou o interesse por aprofundar meus estudos, e após fazer minha graduação universitária e perceber que mestres e mestras de capoeira e a capoeira como um todo eram objetos de pesquisas, decidi aprofundar meus estudos, primeiro escrevendo artigos em congressos e seminários universitários, depois cursando especialização e posteriormente mestrado tendo como foco destas pesquisas a capoeira enquanto patrimônio cultural.
Gabriel Cid
Gabriel Cid
A escolha da capoeira como objeto de pesquisa vem de um antigo interesse nesse universo. Ainda criança me encantei pela capoeira, uma arte marcial que acontecia com música, de movimentos corporais complexos e harmônicos. Quando na graduação em História e aprendiz de capoeira a tomei como objeto de estudo. Com a patrimonialização entendi que seria importante compreender como os mestres de capoeira participam deste processo de registro e salvaguarda.
Gabriel Cid
A escolha da capoeira como objeto de pesquisa vem de um antigo interesse nesse universo. Ainda criança me encantei pela capoeira, uma arte marcial que acontecia com música, de movimentos corporais complexos e harmônicos. Quando na graduação em História e aprendiz de capoeira a tomei como objeto de estudo. Com a patrimonialização entendi que seria importante compreender como os mestres de capoeira participam deste processo de registro e salvaguarda.
Vídeos
modos de existência
Os vídeos disponibilizados trazem momentos importantes do processo recente de patrimonialização e salvaguarda da capoeira, além de debates e discussões que tratam do tema.
Posse do Conselho de Mestres de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro.
Roda de Capoeira - Patrimonio Cultural Imaterial da Humanidade.
Outros Vídeos
Imagens de
Nesta seção apresentamos registros da prática da capoeira e de seu processo de patrimonialização. Estas imagens fazem parte do acervo do Mestre Paulão Kikongo, alguns produzidos pelo IPHAN.
Acervo Mestre Paulão
Cartografia
A capoeira é praticada por todo o Globo. Difícil seria encontrar um país onde não há registros de sua prática, graças ao incansável trabalho de mestres e instrutores. Na região Sudeste podemos encontrar sua prática em todos os estados. Trazemos o Cadastro Nacional da Capoeira, desenvolvido pelo IPHAN, onde é possível pesquisar mestres, capoeiristas, grupos e pesquisadores, nas diferentes cidades do país. Trata-se de um cadastro realizado pelos próprios e que requer ainda um maior engajamento por parte dos capoeiristas. Ainda assim, há um número substantivo de capoeiristas presentes no Cadastro Nacional da Capoeira.
Trazemos também o Mapeamento realizado pela Superintendência do IPHAN em Minas Gerais, em 2014, como ação do Plano de Salvaguarda da Capoeira, neste estado. Esperamos que futuramente possamos trazer Mapeamentos que por ventura sejam realizados nos demais estados da Região.
Cadastro Nacional da Capoeira realizado pelo IPHAN
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Calendário
As rodas e ensino da capoeira acontecem de forma difusa e seria difícil sistematizar um calendário que seja abrangente. No momento não temos um calendário da capoeira na Região Sudeste.
Anotação geral
Até o momento não há uma catalogação das centenas ou milhares de rodas mais frequentes no Sudeste. Dada a quantidade de mestres e professores que possuem suas rodas, esta tarefa ainda está por ser feita. Uma tentativa é o aplicativo Rodas e Eventos Capoeira Rio de Janeiro / Brasil. Até o momento não temos notícia de experiências de sistematização das Rodas de Capoeira pelo Brasil.
Referências
A capoeira é objeto de atenção da literatura e pesquisa ao menos desde os fins do século XIX, tendo assim uma infinidade de escritos sobre a mesma. Nos últimos anos grande variedade de teses e dissertações foram escritas na tentativa de compreendê-la. Trazemos nesta seção algumas referências basilares sobre o tema da capoeira e estudos que se concentram sobre as questões que envolvem o processo de patrimonialização e salvaguarda.
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CID, Gabriel da Silva Vidal. O registro da capoeira como patrimônio cultural do Brasil: um estudo de caso das políticas recentes de preservação do IPHAN. Monografia (Graduação), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010.
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