Dança de Salão
A dança dos salões cariocas
Surgida na Europa Renascentista, a dança de salão sempre foi muito apreciada, quer entre a plebe, quer entre os nobres, habitando qualquer lugar onde fosse possível dançar. No Rio de Janeiro, desde a década de 1920, a dança como manifestação popular acontecia, principalmente, nas gafieiras, sendo frequentada pelas camadas mais baixas da sociedade. Com a valorização da cultura popular pela classe média, na década de 1960, modificou-se essa visão preconceituosa, passando a ser frequentada também por grupos de estudantes, intelectuais e artistas.
Nos bailes sociais, as danças de salão mais comuns são: bolero, “soltinho”, samba de gafieira, forró, zouk e salsa. Contudo, ir a um baile de dança de salão envolve rituais que transcendem a dança em si.
Da década de 1980 até os dias atuais, o ensino da dança de salão ganhou espaço a partir das aulas e das articulações midiáticas promovidas pela mestra Maria Antonietta e seus discípulos. O olhar empreendedor de alguns professores e dançarinos de salão visou o potencial lucrativo desta dança, fortalecendo a profissionalização dos dançarinos, estando hoje espalhados por todo o Brasil.
No dia 22 de setembro de 2010, foi sancionada a Lei n°. 5828/2010, que declara a Dança de Salão como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, oriunda do Projeto de Lei n°. 2871/2010, de autoria do então Deputado e Presidente da Comissão de Cultura da ALERJ, Alessandro Molon.
Nos bailes sociais, as danças de salão mais comuns são: bolero, “soltinho”, samba de gafieira, forró, zouk e salsa. Contudo, ir a um baile de dança de salão envolve rituais que transcendem a dança em si. Uma roupa elegante, mas confortável, para não comprometer a performance; o sapato não pode agarrar, tampouco escorregar. Uma balinha e um bom perfume não podem faltar. E assim, nos arredores dos salões de dança, é possível observar o alegre passeio das senhoras perfumadas e cavalheiros bem vestidos desfilando em direção ao baile.
Texto em destaque
BAIXAR ARQUIVO
Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Memória Social - PPGMS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2021.
Podcasts
Meu encontro
Mariana Bittencourt
Apaixonada pela arte de dançar desde a infância, meu encontro com a dança de salão se deu já na vida adulta. Fascinada pelos corpos dançando, a interação social e todos os rituais que envolvem a Dança de Salão, quis conhecer além dos passos me dedicando a pesquisar sobre esta manifestação cultural. Hoje, sou professora na mesma Escola em que comecei, e produzo um Podcast sobre danças a dois, o Rabiscando no Salão.
Apaixonada pela arte de dançar desde a infância, meu encontro com a dança de salão se deu já na vida adulta. Fascinada pelos corpos dançando, a interação social e todos os rituais que envolvem a Dança de Salão, quis conhecer além dos passos me dedicando a pesquisar sobre esta manifestação cultural. Hoje, sou professora na mesma Escola em que comecei, e produzo um Podcast sobre danças a dois, o Rabiscando no Salão.
Vídeos
modos de existência
Nesta seção, foram selecionados vídeos que contam e mostram a dança de salão em diversos aspectos em que se apresenta. Você poderá embarcar nesta dança e conhecer mais sobre a história desta manifestação a partir de seus mestres, suas músicas e suas danças.
Histórias da Dança de Salão
Ao longo do processo de pesquisa foram coletados vídeos antigos, que contam e mostram como a dança de salão acontecia na cidade do Rio de Janeiro.
Conheça algumas das danças de salão do Brasil
Assista à vídeos demonstrativos das principais danças de salão encontradas no Brasil atualmente.
Maria Antonietta: a grande dama dos salões cariocas
A mestra Maria Antonietta foi de grande importância para o desenvolvimento da dança de salão no Rio de Janeiro. Aqui temos algumas entrevistas de Maria Antonietta e seus discípulos falando sobre a mestra.
Grandes pares das Gafieiras
Assista a alguns dos casais que encantaram a todos com a sua dança, fazendo história nas gafieiras.
Sambas que contam os bailes
Ouça estes sambas que narram histórias das gafieiras, e proporcionam uma verdadeira viagem no tempo.
Imagens de
Seleção de fotos e imagens da dança de salão que mostram esta dança e seus espaços ao longo do tempo. Foram selecionadas imagens que mostram bailes em gafieiras e clubes consagrados na história da dança de salão desde a década de 1920 até os dias atuais, dançarinos dançando em bailes e espetáculos, e, registros do fotógrafo Marco Antônio Perna para o seu livro “Noites cariocas” (PERNA, MA. Noites cariocas, 2020).
Acervo de terceiros e de redes sociais.
Cartografia
A cartografia mostra onde se concentravam os bailes na cidade do Rio de Janeiro na década de 1980, época que a dança de salão ascendeu através da mídia:
BITTENCOURT OLIVEIRA, Mariana. Construindo memórias: a dança de salão no Rio de Janeiro e a trajetória da mestra Maria Antonietta através de seus interlocutores. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Memória Social - PPGMS, 2021. 250p.
Calendário
A dança de salão acontece durante todos os dias do ano. Qualquer dia da semana, e ainda mais intensamente aos finais de semana, é possível encontrar bailes acontecendo por toda a cidade. Aqui apontamos algumas datas marcantes para a dança de salão que são celebradas, e lembradas, ao longo do ano.
Semana Estadual da Dança de Salão
Quando? Última semana do mês de novembro
Prevista por lei estadual, a Semana da Dança de Salão concentra eventos, como aulas e bailes, comemorativos a esta prática.Aniversário da Maria Antonietta
Quando? 15 de maio
.Comemoração da chegada das aulas de dança de salão no Brasil
Quando? 13 de julho
A data toma como base o anúncio publicado no Jornal “Gazeta do Rio de Janeiro” por Luis Lacombe - professor de danças vindo de Portugal –, em 13 de julho de 1811. Este foi identificado como o “primeiro anúncio de aulas de dança na Imprensa Régia” que comprova a prática da dança de salão há mais de 210 anos na cidade.Aniversário da sanção da Lei que declara a Dança de Salão como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro
Quando? 22 de setembro
Nesta data, em 2010, foi sancionada a Lei n°. 5828/2010, que declara a Dança de Salão como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, oriunda do Projeto de Lei n°. 2871/2010, de autoria do então Deputado e Presidente da Comissão de Cultura da ALERJ, Alessandro Molon.Dia do Dançarino de Salão
Referências
Apesar das referências quanto a dança de salão ainda serem escassas, é possível encontrar alguns trabalhos e pesquisas que reúnem informações e debates a acerca da dança de salão na cidade do Rio de Janeiro. A seguir, reunimos alguns deles para que você possa conhecer mais, e navegar pelo mundo da dança de salão.
OLIVEIRA, Mariana Bittencourt. IPHAN x INEPAC: Políticas públicas em perspectiva comparada. In: Anais do XI Seminário Internacional de Políticas Culturais, Org: Lia Calabre, Adélia Zimbrão e Alexandre Domingues. Divinópolis, MG: Meus Ritmos Editora, 2021. p. 902-915.
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br...
OLIVEIRA, Mariana Bittencourt. MEMÓRIAS E RESISTÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A TRAJETÓRIA DE MARIA ANTONIETTA. In: ANAIS DO VI ENCONTRO CIENTíFICO DA ANDA, 2019, Salvador. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2019.
https://proceedings.science...
ALVES, Andréa Moraes. A Dama e o Cavalheiro: um estudo antropológico sobre envelhecimento, gênero e sociabilidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. 152 p.
DRUMMOND, Teresa. Enquanto houver dança: Biografia de Maria Antonietta Guaycurús de Souza, a grande dama dos salões. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2004.
JOSÉ, Ana Maria de São. Samba de Gafieira: Corpos em contato na cena social carioca. PPG Artes Cênicas, Escola de Teatro e Dança, UFBA. Salvador, 2005.
https://ri.ufs.br...
MASSENA, Mariana. A Sedução do Brasileiro: um estudo antropológico sobre a dança de salão. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Rio de Janeiro: PPGSA/IFCS-UFRJ, 2006. 145 p.
PERNA, Marco Antonio. Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira. 2° ed. Rio de Janeiro: O Autor, 2001.
PERNA, Marco Antonio. 200 anos de Dança de Salão no Brasil. v. 1. Rio de Janeiro: Amaragão Edições e Periódicos, 2011.
PERNA, Marco Antonio. 200 anos de Dança de Salão no Brasil. v. 2. Rio de Janeiro: Amaragão Edições e Periódicos, 2012.
PERNA, Marco Antonio. 200 anos de Dança de Salão no Brasil. v. 3. Rio de Janeiro: Amaragão Edições e Periódicos, 2012.
PERNA, Marco Antonio. 200 anos de Dança de Salão no Brasil. v. 4. Rio de Janeiro: Amaragão Edições e Periódicos, 2012.
SALDANHA, Milton. Maria Antonietta: a Dama da Gafieira. São Paulo: Phorte, 2010.
SOUZA, Maria Inês Galvão. Espaços de dança de salão no cenário urbano na cidade do Rio de Janeiro: tradição e inovação na cena contemporânea. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010. 227p.
http://www.repositorio-bc.unirio.br...
VEIGA, Felipe Berocan. “O Ambiente Exige Respeito”: etnografia urbana e memória social da Gafieira Estudantina. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2011. 438 p.
BLOG FALANDO DE DANÇA. Extra! Extra! Extra! ALERJ aprova Projeto de Lei tornando a dança de salão do RJ patrimônio imaterial do Estado. 25 de jun. de 2010.
http://falandodedanca.blogspot.com...
DANÇA EM PAUTA. É lei: Dança de Salão, Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro. 23 de set. de 2010.
http://site.dancaempauta.com.br...
JORNAL DO BRASIL. Gafieira: a morte de um passado de glória. 10/Out/1970, Caderno B, p. 1.
http://news.google.com...