Pesquisadores e Modos de Existência

Image

Formando a
Rede de

Pesquisadores /Observadores

O pesquisador/observador de um patrimônio cultural tece ao longo dos anos uma relação de proximidade e de conhecimento profundo sobre o fenômeno que observa e estuda. Ele também constrói relações duradouras com os chamados detentores - aqueles que são os sujeitos dos processos patrimoniais. 

Estas pesquisas, muitas vezes realizadas para conclusão de Dissertações, Teses e trabalhos acadêmicos em geral, são mananciais riquíssimos de experiências e saberes.

Assim, mobilizar e formar uma rede de pesquisadores /observadores do patrimônio cultural é ampliar as potencialidades de um conhecimento em expansão.

Image

No contexto do Observatório do Patrimônio Cultural do Sudeste, pesquisadores-observadores experimentam um novo caminho enquanto agentes ativos em interlocução permanente entre si e com os dententores/interlocutores e seus modos de existência

Image

Não apenas a produção do conhecimento sobre o universo cultural que nos singulariza e nos humaniza, como também a difusão e a garantia do acesso desta produção.

Modos de 

Existência

Os patrimônios materiais e imateriais expressam modos de existências expressivos e singulares.

São pessoas que fazem e dão vida aos patrimônios
com suas tradições, legados herdados de saberes ancestrais e também com formas novas de inovação e criação. Benzedeiras, Baianas do Ofício do Acarajé, Santeiros, Festeiros, Devotos, Fazedores e cuias, Artesãos, Ourives, pessoas que exercitam suas expressões de vida tornando mais rica e diversificada a vida social.

Este Observatório é dedicado a estas pessoas, é com elas que queremos dialogar, trocar, interagir.

realização

Image
Image
Image

consultoria

Image

apoio

Image
Image

Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual
CC BY-NC-SA