Um Observatório para o Sudeste
O Que é o
Observatório?
É um dispositivo para
Valorizar, difundir e potencializar o acesso às pesquisas sobre o campo patrimonial do Sudeste
realizadas nas Universidades; Museus; Institutos de Patrimônio e Centros de Pesquisa;Apresentar os pesquisadores e os detentores/interlocutores
relacionados ao Patrimônio Cultural na região Sudeste;Acompanhar a dinâmica das ações patrimoniais na região Sudeste
reunindo estudos de caso e etnografias sobre processos de patrimonialização e seus desdobramentos, entendendo como de fundamental importância indagar sobre o tema da Memória Social associada a estes processos.Nosso foco é indagar sobre processos de Memoração nos bens patrimonializados.
O que nos interessa observar e estimular é a memória coletiva e social como processo dinâmico que implica a transmissão, a circulação, e também a criação de elementos culturais entre os agentes sociais.
Por Que a
Região Sudeste
A escolha do "Sudeste" como recorte regional para o escopo do Observatório ora proposto justifica-se pelo fato de que as políticas públicas patrimoniais adotam este recorte regional territorial como campo de atuação. Amparam-se em literatura que assinala que em termos culturais e patrimoniais esta região detêm uma certa homogeneidade de traços e características.
Por outro lado, entendemos que é papel das Universidades ampliar seus estudos e contribuir para a reflexão sobre a implementação de políticas públicas nas regiões onde se inserem.