Matrizes do samba no Rio de Janeiro
Samba carioca
O samba é um movimento de afirmação, resistência, luta pelo direito de cidadania e contra o racismo, liderado por pessoas negras no pós-Abolição no Brasil.
Os espaços destinados à prática, socialização e difusão do samba eram originalmente chamados terreiros, lugar de encontro e celebração de sujeitos sociais negros, que ali cantavam e dançavam, com as marcas de sua ancestralidade.
Os espaços destinados à prática, socialização e difusão do samba eram originalmente chamados terreiros, lugar de encontro e celebração de sujeitos sociais negros, que ali cantavam e dançavam, com as marcas de sua ancestralidade. Uma das modalidades de samba praticadas nesse lugar era o samba de terreiro, que cantava as experiências da vida, o amor, as lutas, as festas, a natureza e a exaltação da sua escola. Praticavam também o partido-alto, nascido das rodas de batucada, no qual o grupo marcava o compasso batendo com a palma da mão e repetindo versos envolventes que constituíam o refrão.
A partir da estruturação progressiva das escolas de samba, no final da década de 1920, criou-se o samba-enredo, aquele em que o compositor elabora os seus versos para apresentação no desfile. Trata-se das três formas de expressão matriciais que mais intimamente se relacionam com o cotidiano, com os modos de ser e de viver, com a história e a memória dos sambistas na vida das pessoas, tendo, portanto, continuidade histórica. São consideradas formas primárias, que sustentaram e deram origem a variações da música e da dança do samba.
Textos em destaque
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Nilcemar Nogueira e Desirree Reis
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Nilcemar Nogueira e Desirree Reis
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Meu encontro
Nilcemar Nogueira
Doutora em Psicologia Social pela UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Fundadora do Centro Cultural Cartola, onde atuou como Diretora Executiva. Idealizadora do Museu do Samba (RJ).
Desirree Reis
Caio Sergio de Moraes
Doutorando em História no PPGH da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2017). Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013). Membro do ÈGBE (Grupo de Pesquisa sobre Afro Religiosidades). Pesquisador do Museu do Samba (RJ).
Vídeos
O plano de salvaguarda visa fixar mecanismos que ajudam a prover condições para fortalecimento e difusão da memória dos sambistas, permitindo a manifestação, a gravação e a circulação da produção cultural dos grupos identificados como depositários reconhecidos da tradição, como as velhas guardas do samba. Reunidos em grupos ou trabalhando individualmente, esses sambistas têm suas vozes amplificadas −, sua arte e história cantadas e contadas a um público maior e variado.
A revalorização dessas matrizes e da arte dos sambistas que as professam se dará vivamente na medida em que o partido-alto, o samba de terreiro e o samba-enredo que respeita os fundamentos do gênero sejam mais divulgados e tenham restaurados e ampliados os espaços para a sua execução. Estimular e fazer circular a produção recente dos mestres e dos jovens discípulos dessas modalidades tradicionais do samba; prestigiar a apresentação dos baluartes, das velhas guardas, e de seus herdeiros musicais − estes são os desafios de um plano de salvaguarda das matrizes do samba no Rio de Janeiro.
Maria das Dores Alves Rodrigues (Dodô da Portela)
Odilon Costa (Mestre Odilon)
Maria da Gloria Lopes de Carvalho (Tia Glorinha)
Outros Vídeos
Imagens de
Acervo Museu do Samba
Cartografia do samba no Rio de Janeiro
Mapa do Samba Carioca, 2006
Legendas
Zona Oeste
Mocidade Independente de Padre Miguel
Av. Brasil, 31146 - Padre Miguel, Rio de Janeiro – RJ
Zona Norte
Acadêmicos do Salgueiro
Rua Silva Teles, 104 – Tijuca, Rio de Janeiro
Estação Primeira de Mangueira
Visc. de Niterói, 1072 - Mangueira, Rio de Janeiro
Imperatriz Leopoldinense
Professor Lacé, 235 - Ramos, Rio de Janeiro
Império Serrano
Av. Min. Edgard Romero, 114 - Madureira, Rio de Janeiro
Paraíso do Tuiuti
Campo de São Cristóvão, 33 - São Cristóvão, Rio de Janeiro
Portela
Clara Nunes, 81 - Madureira, Rio de Janeiro
Unidos da Tijuca
Avenida Francisco Bicalho, 47 – Rio de Janeiro
Unidos de Vila Isabel
Boulevard 28 de Setembro, 382 - Vila Isabel, Rio de Janeiro
Baixada Fluminense
Beija-Flor de Nilópolis
Rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1025 - Centro, Nilópolis
Acadêmicos do Grande Rio
Almirante Barroso, 5 - Centro, Duque de Caxias
Niterói
Unidos do Viradouro
Avenida do Contorno, 16 - Barreto, Niterói
Calendário
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Referências
- História Social do Samba
- Referências dos observadores
- Dicionários e Enciclopédias
- Recorte de gênero
- Banco de Teses
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Acervos
Base de dados do Centro de Referência de Documentação e Pesquisa do Samba Carioca:
https://ccc.phl.bib.br/cgi-bin/wxis.exe?IsisScript=phl82.xis&cipar=phl82.cip&lang=por
Para consulta ao acervo:
contato@museudosamba.org.br
Rua Visconde de Niteroi, 1296. Mangueira, Rio de Janeiro - RJ.